Início » TBT IEP: Horácio Guimarães

TBT IEP: Horácio Guimarães

Presidente IEP na Gestão 2019 a 2021

2019, Início da pandemia, uma crise mundial sanitária e econômica sem precedentes, para que o IEP continuasse na caminhada protagonista perante a sociedade paranaense, inova e implementa um programa de atividades virtuais, cujo sucesso foi reconhecido por diversas entidades estaduais e nacionais.

Em seu discurso de entrega de cargo, Horácio Guimarães faz um balanço da gestão.

Inicialmente quero agradecer ao meu Vice Presidente, José Alberto Pereira Ribeiro e ao meu Diretor Técnico, Ferrúcio Kochinski, a minha Diretora de Apoio Cultural, Maria Elisabete Yang, ao meu Diretor de Apoio e amigo Eugênio Stefanelo, aos membros do Conselho Deliberativo e Fiscal, do Colégio de Presidentes do IEP, em especial os Engenheiros Gilberto Piva, Luiz Claudio Mehl e José Rodolfo de Lacerda, meu querido professor, pelo apoio e pelo voto de confiança dado a minha gestão no período de 2019 a 2021, todos, alicerces estruturais nos meus momentos de importantes decisões.

Também quero agradecer a todos os nossos colaboradores, a Valdirene, ao José, a Lorena, a Josiane, a Thalizia, a Mariliz, a Bruna, a Cris, a Lucia, a Suzana, ao nosso sorridente Alan, ao nosso Técnico Molina, ao Mauro, ao Damião, ao Orlando, e em destaque, à minha gerente executiva, a Dirlene, pois sem vocês, meus queridos amigos, responsáveis pelo sucesso da minha Gestão Protagonista assim como, a todos os associados do IEP que acreditaram em nossas propostas de trabalho. Todo o esforço da nossa gestão foi para vocês meus amigos!

O IEP, Instituto de Engenharia do Paraná chega aos seus 95 anos de atividades, com uma admirável folha de serviços prestados ao desenvolvimento e a causa paranaense, consolidando a sua presença na sociedade, a cada ano que passa, principalmente na nossa Gestão que foi capaz de ousar, saindo das quatro paredes desta Instituição.

Nesses dois anos de gestão, a minha diretoria focou suas atividades em atender as propostas do Plano de Gestão apresentado quando da eleição, dar maior infraestrutura para a entidade, e ao mesmo tempo, resgatou a sua representatividade como uma instituição protagonista e inovadora pelas suas ações.

Logo no início da gestão fizemos a reestruturação inovadora das Câmaras Técnicas, passando de 25 para 15 Câmaras, as quais foram idealizadas por temas e de forma integrada, também voltadas a atender as demandas do cenário da engenharia e a integração dos seus 4016 associados efetivos, 835 remidos e 207 ausentes, totalizando 5056 associados.

Visando criar um conhecimento mais profundo, que representasse a real vivência da engenharia, possibilitando aos associados um estreitamento com empresas e governos, idealizamos um Programa Inovador de Visitas Técnicas coordenadas pela nossa diretoria técnica.

Com o início da pandemia, nos trazendo uma crise mundial sanitária e econômica sem precedentes, tivemos que nos reinventar, para que o IEP continuasse na caminhada protagonista perante a sociedade paranaense, novamente nossa diretoria técnica e seus colaboradores, inovaram e implementaram um programa de atividades virtuais, cujo sucesso foi reconhecido por diversas entidades estaduais e nacionais, fato que muito nos orgulha.

Para proteger nossos associados e principalmente nossos colaboradores, trabalhamos com base nos Decretos Sanitários Municipais e Estaduais, formalizando rodízios de nosso pessoal administrativo e também em home-office, mas sem nunca paralisar o IEP, nunca deixar nosso associados e locatários desassistidos, dando o devido atendimento a todos, sem exceção, associados, clientes, visitantes, fornecedores e principalmente aos que tinham dúvidas e necessidades de ajuda no seu plano de saúde e outras informações pertinentes.

Desde o início da gestão até o presente momento foram realizados mais de 600 eventos técnicos e sociocultural presenciais e virtuais, coordenados pela minha competente equipe.

No campo interno do Instituto, consegui com o apoio do Presidente do Movimento Pró Paraná, a aprovação do Convenio Previdenciário com a Fundação Copel. Criamos um espaço físico para o Banco de Ideias e Câmaras Técnicas, foi implementado o Café da Manhã com o Presidente para os colaboradores, os quais nos trouxerem excelentes sugestões. Executada a modernização administrativa do IEP, com a criação da Secretaria Geral, dando atendimento a todo associado, Conselheiros e Associações Conveniadas. Implantação do Sistema Operacional do IEP, visando à modernização digital, e a criação do novo Site. Execução de obras hidráulicas e elétricas do edifício sede, além de reformas nos diversos ambientes do IEP. Conseguimos o Certificado do Corpo de Bombeiros do Edifício Sede aprovado, a regularização junto a Prefeitura Municipal de Curitiba do Salão de Eventos e a instalação de módulos de Segurança do Edifício.

No sentido de tornar a Instituição protagonista, o IEP realizou diversas parcerias com instituições da área da engenharia, do governo e entidades não governamentais, assumiu junto ao Movimento Pró Paraná a Coordenação das discussões do Comitê de Infraestrutura do Paraná, das discussões do modal Ferroviário da região Oeste do Paraná, das discussões para o modal Ferroviário para melhoria da capacidade de transporte na Serra do Mar, Porto de Paranaguá e Serra da Esperança, sobre a Concessão dos aeroportos do Bloco Sul, a nova concessão dos Pedágios do Paraná, dos novos Terminais de Contêineres junto ao Porto de Paranaguá, das discussões da Faixa de Infraestrutura e da Mobilidade Urbana no Município de Pontal do Paraná, da Engorda da Praia de Matinhos e da Ponte de Guaratuba.
Como meta da minha Gestão, coordenamos a implementação da criação da APE – Academia Paranaense de Engenharia e seu Estatuto Social, com a participação do amigo Professor e Engenheiro Francisco Borsari Neto. A Academia compartilha com o IEP a postura de independência política e partidária e coloca-se como fonte independente de aconselhamento a disposição do governo, da sociedade e da indústria nas diferentes demandas da sociedade.

O Instituto de Engenharia do Paraná tem como objetivo zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, considerando os princípios éticos profissionais que envolvem a verificação e o aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais de agronomia, engenharia, geologia, geografia e meteorologia. Além de suas modalidades e especialidades, em níveis superior, tecnológico e técnico.

As grandes obras e os grandes feitos da humanidade têm os engenheiros como os grandes responsáveis. A engenharia projetou e ergueu monumentos, criou máquinas e instrumentos responsáveis pelas revoluções industriais, tecnológicas e agrícolas. Além de ter aprimorado técnicas que mudaram a vida do ser humano.

A experiência que pudemos passar, frente a maior crise humana vivida pela nossa geração, foi única e sem precedentes, ninguém pode imaginar o que foi preciso ser pensado, idealizado, realizado, ajustado e reinventado. Foram dias de muito trabalho, de vitórias e de insucessos, experiências únicas vividas pela minha diretoria e equipe de colaboradores. Tenham certeza todos vocês, só nós fomos os privilegiados de passar, resistir e vencer esse momento, somente nós. Por isso, em pé, fortes como nunca estivemos, tenho orgulho de entregar um IEP inovado operacionalmente, adaptado aos novos tempos que vivemos e que virão, ao meu sucessor.

Agradeço a Deus, o Grande Arquiteto do Universo pela força, pela direção e serenidade deste momento.

Quanto às Eleições tenho a minha convicção juntamente com minha Diretoria que o tempo lembrará da máxima “DE QUE O FIM NÃO JUSTIFICA OS MEIOS”

Tenho orgulho da minha profissão e do que construí como fruto do meu esforço diário de engenheiro, currículo mais valioso e honrado do que os conquistados nas academias.
Deixo esta presidência com muito orgulho do meu dever cumprido. Sinto também um profundo agradecimento aos que permaneceram ao meu lado até o fim.

Agradeço de coração a minha família, meu alicerce e força no caminhar diário. A minha querida esposa Ritanara, meus filhos, Raphael e Carla, Andreza e Murilo, meus netos Gabriela e Felipe, Alice e Maria Vitória.

Quero nesse momento parabenizar a diretoria eleita para o período 2021/2023 e desejar uma gestão repleta de sucesso em prol do desenvolvimento do IEP e da Engenharia Paranaense Cidadã.

Meu muito obrigado a todos!