Início » Semana Acadêmica de Engenharia de Engenharia 2021 – Inovações e Tendências Tecnológicas

Semana Acadêmica de Engenharia de Engenharia 2021 – Inovações e Tendências Tecnológicas

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, promoverá entre os dias 16 e 19 de agosto de 2021 a Semana Acadêmica de Engenharia 2021 – INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Realizar em agosto a Semana Acadêmica de Engenharia é criar uma oportunidade para aproximar os estudantes de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências com o Instituto de Engenharia do Paraná e com as mais modernas inovações e evoluções tecnológicas.

A Semana conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná– PUC-PR, Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Grupo IDD, Institutos LACTEC, CREA-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e da Sociedade Mineira de Engenheiros.

*TODAS AS PALESTRAS ACONTECERÃO ONLINE, GRATUITAS E COM FORNECIMENTO DE CERTIFICADOS.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA-FEIRA – 16/08/2021

18h30 – PALESTRA MAGNA DE ABERTURA: “AVANÇOS NA EXPLORAÇÃO DE MARTE – UM CIENTISTA BRASILEIRO NA NASA”

Palestrante Daniel Nunes, Cientista da NASA, trabalha no Planetary Interiors and Geophysics – Jet Propulsion Laboratory. É bacharel em Astronomia e Física pela University of Kansas e Ph.D. em Ciências Planetárias e da Terra pela Washington University.

TERÇA-FEIRA – 17/08/2021

17h30 – PALESTRA: “DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA”

Palestrante: Gilson de Jesus dos Santos é Diretor Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec. Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciências Políticas.

19h00 – PALESTRA: “CONSTRUTECHS: EDIFICAÇÕES OFFSITE NA CONSTRUÇÃO CIVIL”

Palestrante: Bruno Soares de Carvalho, é gerente de P&D da Aiza Engenharia e Fundador da startup Oak Offsite Construções. Graduado em Engenharia Civil pela UFPR, Mestre em Engenharia Civil no tema Lean Construction (UFPR) e Doutor em Engenharia Civil no tema Construção Modular (UFPR).

QUARTA-FEIRA – 18/08/2021

17h30 – PALESTRA: “UM ENGENHEIRO EM HARVARD E SUA LINHA DE PESQUISA: VEÍCULOS ELÉTRICOS E IMPACTOS À SAÚDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS”

Palestrante Ernani Choma, é pós-doutorando em Harvard, PhD pela Harvard University in Population Health Sciences, Mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR.

19h00 – PALESTRA “COMO MITIGAR A PEGADA DO CO2 NA PRODUÇÃO DE CIMENTO E CONCRETO

Palestrante: Jorge Luiz Christofolli, é gerente de desenvolvimento técnico da Concrebras, engenheiro civil pela PUC-PR, especialista em patologia das Construções UTFPR, mestre e doutor em engenharia de construção civil pela UFPR.

QUINTA-FEIRA – 19/08/2021

11h00 – PALESTRA “R&D TOWARD DIGITAL TWIN CONSTRUCTION” (PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DIREÇÃO À CONSTRUÇÃO DE GÊMEOS DIGITAIS”)

Palestrante: Rafael Sacks do Technion – Israel Institute of Technology – formado pela University of the Witwatersrand na África do Sul, tem mestrado pelo MIT e doutorado pelo Technion, todos em Engenharia Civil. É um dos autores do BIM Handbook.

17h30 – PALESTRA “MATERIAIS ESPECIAIS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: FERROS FUNDIDOS DE ALTA RESISTÊNCIA”

Palestrante: Giuseppe Pintaude, formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paul. Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Membro do Conselho Universitário (COUNI) da mesma Instituição.

19h00 – PALESTRA “INOVAÇÕES NO SETOR DE ENERGIA”

Palestrante: Lourival Lippmann Junior, pesquisador sênior no LACTEC- Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Engenheiro Eletrônico pelo ITA, Mestre em Automação Industrial pela UTFPR, Pós-Graduado pela FAE em Ciências da Computação.