Início » I Encontro Metropolitano de Gestores de Urbanismo, Planejamento e Habitação

I Encontro Metropolitano de Gestores de Urbanismo, Planejamento e Habitação

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba – SEDRMC e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – ASSOMEC, promovem o I ENCONTRO METROPOLITANO DE GESTORES DE URBANISMO, PLANEJAMENTO E HABITAÇÃO.

O evento será realizado no dia 07 de março, das 08h00 às 18h00 no Centro de Eventos do IEP e terá transmissão pelo YouTube, é uma promoção da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo e da Câmara Técnica de Construção Civil, conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU-PR, Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-PR, Associação Brasileira do Escritórios de Arquitetura – ASBEA-PR.

• Data: 07/03/2024 (quinta-feira)
• Horário: das 08h00 às 18h00
• Local: Centro de Eventos / Youtube

Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!

08h00 às 9h00 – Credenciamento / Coffee

09h00: Abertura

09h30: PAINEL “URBANISMO”

Desafios e Soluções encontrados em relação aos Projetos e Gestão das Obras da Orla do Guaíba, com FERNANDO CANALLI, um arquiteto e planejador urbano, integrante do escritório Canalli Arquitetura e formado em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui ampla experiência na concepção, desenvolvimento e implementação de projetos arquitetônicos, urbanos e regionais nos campos do patrimônio natural e construído, uso e organização do território, espaços públicos, desenvolvimento do turismo, instalações públicas e comunitárias, dentro de uma visão integrada do meio urbano. Nas últimas duas décadas, Canalli esteve envolvido no desenvolvimento e implementação de diversos projetos estratégicos no município de Curitiba e no estado do Paraná, sendo assessor técnico em arquitetura e urbanismo dos prefeitos de Curitiba por 21 anos e contribuindo com eficiência, criatividade e inovação. Estes projetos se tornaram parte da paisagem da cidade e região. Canalli participou também da organização de eventos como a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP-8). Sua experiência internacional inclui planos estratégicos para Victoria de Durango (2007-2008), David (Panamá), masterplans urbanos para as cidades de Luanda e Cabinda (Angola, 2002-2004), planos estratégicos para Victoria de Durango (2007-2008) e um plano urbanístico em Den Hagen, Países Baixos, com foco na neutralização da segregação social (1999), registrado no livro “The Hage”, de Olaf Koekebakker. Como um dos parceiros seniores da JLAA, Canalli coordenou muitos projetos importantes que se concentram em soluções para desenvolvimentos / redesenvolvimentos de uso misto envolvendo arquitetura, conexões urbanas, design de espaços públicos, reciclagem de patrimônio / estruturas construídas, participação pública e preocupações ambientais, como o projeto de renovação das docas do Cais Mauá, na capital Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Elaborou e coordenou o masterplan do Parque Urbano Orla do Guaíba em Porto Alegre – RS, como também coordenou os projetos e acompanhou as obras da implantação dos trechos 01 e 03.

Inserção de Loteamento e Condomínios Horizontais no Tecido Urbano com MAUGHAM ZAZE graduado em arquitetura e urbanismo pela UFPr em 1987, trabalhou no Patronato Municipal de la Vivienda de Sevilla/Espanha, curso de especialização em planejamento de infraestrutura em Stuttgart/Alemanha, tem escritório próprio desde 1990 em Curitiba. Tem projetos realizados no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso. Projetos residenciais, comerciais, corporativos, logística, industriais, loteamentos e condomínios fechados. Foi conselheiro estadual no CAU/PR na gestão 21/22/23, reeleito para a gestão 24/25/26 foi eleito presidente do CAU/PR.

Planejamento: Viabilizando uma cidade com MARCUS MAURICIO DE SOUZA TESSEROLLI, Engenheiro Civil formado pela PUC-PR, pós-graduado em Gestão Pública. Conhecido também como Marquinhos, foi professor de matemática da rede estadual de ensino. Servidor de carreira há mais de 30 anos, do município de Piraquara. Cidade em que foi vereador e prefeito por dois mandatos. Marquinhos é casado com Ana Elizabete Mazon Tesserolli, pai de dois filhos Liege e Martin.
Sua história é marcada pelo desenvolvimento de Piraquara em todas as áreas, com destaque para os avanços em infraestrutura urbana, que transformaram a cidade. Atuou como Diretor Geral da Paraná Edificações, autarquia, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, que tem como missão planejar, coordenar e executar projetos, obras e serviços de engenharia de edificações do Estado do Paraná. Atualmente é Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran-PR, onde tem trabalhado na modernização do atendimento do órgão.
Transformação realizada em Piraquara – A partir de 2013 foi executado o maior Programa de Pavimentação e realizadas ações em todas as áreas. Principais obras – Maior Programa de Pavimentação da cidade, Inauguração do Parque das Águas, UPA24h, entre outras.

DEBATE com o Moderador ANTONIO BORGES DOS REIS, Engenheiro Civil formado pela Universidade Católica do Paraná em 1983. Foi membro do Conselho Fiscal do IEP por duas vezes. Vereador de Curitiba eleito em 1992 e reeleito em 1996. Exerceu a Diretoria de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades. Foi Chefe Regional no Paraná da FUNDACENTRO. Atuou muitos anos como empresário do ramo de materiais de construção. Foi Diretor Financeiro da Pastoral da Criança atuando ao lado de Dra. Zilda Arns por 15 anos. Membro do Conselho Curador da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional por 9 anos. Estruturou e foi o primeiro ouvidor do CREAPR durante seis anos. Atualmente exerce o cargo de assessor técnico da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. Foi membro do Conselho Fiscal da Pastoral da Pessoa Idosa presidida pelo arcebispo de Curitiba D. José Antonio Peruzzo. Foi Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e atualmente é Diretor Técnico do IEP.

12h00: BRUNCH OFERECIDO PELA ASSOMEC

13H30: PAINEL “PLANEJAMENTO”

BRDE – Apoio Creditício à Projetos Públicos e Privados, com PAULO MARQUES FERREIRA, Gerente Adjunto de Planejamento, graduado em administração de empresas, é Gerente Adjunto de Planejamento do BRDE e presidente da Associação dos Profissionais do banco no Paraná. Atua no BRDE como responsável pelo desenvolvimento de novos projetos e negócios no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Planejamento Urbano – Instrumentos e Ações para Apoiar a Gestão Municipal com CAMILA MILEKE SCUCATO, Superintendente Executiva do Paranacidade, entidade responsável por executar ações política de desenvolvimento institucional, urbano e regional para o Estado do Paraná sob a coordenação da Secretaria de Estado das Cidades, é engenheira civil formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com pós-graduação em Sistema de Gestão Ambiental e Direito Ambiental pela mesma universidade.

É colaboradora de carreira há 14 anos no Paranacidade onde já desenvolveu as funções de Analista de Desenvolvimento Municipal e Coordenadora Operacional.

O Impacto do Planejamento na infraestrutura das Cidades Inteligentes com EDUARDO MARQUES atua com Smart Cities e ESG há 13 anos. Sócio-diretor de estratégia e inovação no iCities, hub de cidades inteligentes e que representa a Fira Barcelona no Brasil. Formado em Engenharia de Produção Civil pela UTFPR, com pós-graduação em Engenharia de Negócios pela FAE Business School.

DEBATE com Mediação de ELISE DO CARMO BONIERSKI BONATO, formada em arquitetura e urbanismo pela PUC/PR.Pós a nível de mestrado em gestão e planejamento de cidades pela UTC em Compiegne na França, com diploma binacional. Duas pós em engenharia ambiental pela UFPR. MBA em engenharia ambiental. 33 anos na Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba, atuou na Secretaria de Saneamento, de Obras Públicas e Câmara municipal de Curitiba, Coordenadora da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo do IEP.

Conselheira do CME da Associação Comercial do PR, assume a Presidência do Rotary Club Curitiba Cidade Ecogica.Participa do Pro Metrópole, do PDUI, das câmaras do Concidade em SJP, do CMPDU de SJP, do Plano de Mobilidade urbana de SJP.

15H30: PAINEL “HABITAÇÃO”

A política habitacional no Estado do Paraná, com GIOVANNA FERNANDES, Superintendente de Regularização Fundiária da COHAPAR, graduada em Serviço Social – PUCPR, Especialista em Sociologia Política – UFPR, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas – PUCPR, Doutoranda em Direito – PUCPR

Política Habitacional em Curitiba com RICARDO ANTONIO DE ALMEIDA BINDO, Arquiteto e Urbanista, Assessor da Presidência do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Urbanismo de Curitiba, desde janeiro de 2017, Coordenador do “Controle de Organização Territorial – COT” da COMEC – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, de março de 2015 a dezembro de 2016. Secretário e Secretário Executivo de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte do Município de Palmas, Estado do Tocantins, Brasil, de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015. Começou a trabalhar no IPPUC em 1985, tendo sido Diretor de Planejamento de 1999 a 2003 e de 2009 a 2012. Assessor Técnico do Prefeito para coordenar a Revisão do Plano Diretor de Curitiba, de 2003 a 2004. Diretor Técnico e assessor do presidente na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC, de 1995 a 1998. Presidente do Sindicato dos Arquitetos do Estado do Paraná e membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná de 1996 a 1998. Como arquiteto e urbanista independente, participou da elaboração de Planos Diretores e Planos Estruturantes Urbanos de diversas cidades brasileiras.

Cidades do Futuro com EUCLESIO MANOEL FINATTI – Coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil do IEP, Euclésio Manoel Finatti possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), graduação em Economia pelo Fundação de Estudos Sociais do Paraná(1977), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(1997), especialização em Processamento de Dados pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (1984) e curso técnico profissionalizante em Transações Imobiliárias pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul(1986). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Atualmente é proprietário da Braengel Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda, há 34 anos, gerenciando e sendo responsável técnico de centenas de obras na área de engenharia. Participante em entidades de representatividade profissional por mais de 25 anos, tais como Sinduscon, CBIC, IEP, CREA, ABENC, entre outras.

DEBATE com Mediação de MELISSA DE ATHAYDE CUNHA KESIKOWSKI, Diretora Técnica da Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB-CT, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). É arquiteta e urbanista da Companhia de Habitação Popular de Curitiba. Curso de Curso de Especialização em Gestão Pública – Faculdade de Educação Superior do Paraná, FESP, Brasil e Curso em Capacity Development for Land Readjustment – JICA Yokohama, JICA, Japão. Diversos cursos de capacitação em regularização Fundiária entre eles, PÒLIS- Instituto de estudos, Formação e Assessoria Em Políticas Sociais – Curitiba-Paraná. Trabalha na área de Habitação desde 1991 onde ocupou os seguintes cargos: Assessoria de Presidência, Gerente de Articulação Regional, Gerente de Departamento de Arquitetura e Regularização Fundiária, Chefe do Núcleo de Regularização Fundiária e na presente data Diretora Técnica. Outras experiências na iniciativa privada e IPPUC.

18h00: ENCERRAMENTO

Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!