Início » Hoje, Seminário: A Química da Cerveja – Saber e o Sabor

Hoje, Seminário: A Química da Cerveja – Saber e o Sabor

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná promove o Seminário “A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor”, com os palestrantes Prof. Dr. Alfredo Muxel, Alessandro Oliveira, Lorna H. Name e Eti Meira, no dia 15 de maio, às 09h00, no Centro de Eventos. O evento é uma promoção da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química e da Diretoria de Apoio Sociocultural.

Professor Dr. Alfredo Alberto Muxel é Doutor em Química Inorgânica – Bioinorgânica (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Química dos Recursos Naturais (2007) e graduado em Química (2004) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Ciências Exatas e Educação da UFSC – Campus Blumenau desde 2014 onde também atua como coordenador do curso de graduação em Química (gestão 2020-2024). Na pesquisa se dedica a síntese de complexos modelos para metaloenzimas com potencial atividade biológica. Na graduação leciona disciplinas teóricas e experimentais de Química Geral e Química Inorgânica. Na área cervejeira, é o autor do livro Química da Cerveja, ministra na graduação a disciplina de Fundamentos de Produção de Cerveja e coordena o projeto de extensão “Cervejaria Escola” que tem como objetivo produzir e divulgar conhecimentos sobre a produção de cerveja artesanal, por meio do desenvolvimento de material técnico e cursos referente ao tema, como os de “produção de cerveja artesanal” e “análise e avaliação sensorial de cervejas”, promovendo a transferência de conhecimento, a formação e a capacitação profissional. Orcid: 0000-0001-6982-2844. Acesso ao Currículo Lattes.

Alessandro Oliveira: 2009 – Curso de análise sensorial ministrado por Cilene Saorin da FlavorActiV. 2009 – Fundou a Acerva-PR 2009. 2009 – Jurado no concurso Mestre Cervejeiro da cervejaria Eisenbahn. 2010 – Curso de análise sensorial na Siebel-Chicago. 2010 – Fundou Way Beer Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. 2011 – Palestrante no Encontro Nacional das Acervas em Florianópolis SC. 2012 – Fundou a Procerva – Associação das Cervejarias Artesanais do Estado do Paraná. 2013 – Convidado a expor no Copenhagen Beer Celebration –Copenhagen –Dinamarca. 2014 – Desenvolveu e produziu uma cerveja colaborativa na Cervejaria Brew Dog em Aberdeen –Escócia. 2014 – Convidado a expor no Copenhagen Beer Celebration –Copenhagen –Dinamarca. 2014 – Desenvolveu e produziu uma cerveja colaborativa na cervejaria Brodie ‘s Brewery, Londres – UK. 2015 – Desenvolveu e produziu uma coleção de cervejas feitas com frutas brasileiras e maturadas em madeiras brasileiras, coleção essa que deu início à exportação da marca Way Beer aos EUA. 2015 – Convidado a expor no Copenhagen Beer Celebration –Copenhagen –Dinamarca. 2015 – Desenvolveu e produziu diversas cervejas colaborativas nos EUA com cervejarias como, Stillwater Artisanal, 18th Street Brewery, Arizona Widerness Brewing Co., Against the Grain Brewery. 2015 – Convidado para expor no Shelton Brothers Festival em St Petesburgo, Florida. 2016 – Convidado para expor no Shelton Brothers Festival em Louisville, Kentucky. 2016 – Desenvolveu e produziu uma cerveja colaborativa na cervejaria Lervig Brewery em Stavanger, Noruega. 2016 e 2017 – Convidado a expor no Copenhagen Beer Celebration –Copenhagen –Dinamarca pela quinta vez consecutiva, sendo a única cervejaria do hemisfério sul a ser convidada. 2017 – Desenvolveu e produziu uma cerveja colaborativa na cervejaria Buxton Brewery em Buxton – UK. 2017 – Ministrou a palestra “Os Barris de Madeira na Produção de Cerveja”. Brasil Brau, maior feira do ramo cervejeiro da américa latina. 2018 – Participou do programa Mestre Cervejeiro transmitido pelo Multishow. 2019 – Convidado para visitação na fábrica de levedura Lallemand em Viena, Áustria. 2019 – Convidado para participar da Brau Beviale em Nurnberg, Alemanha. 2019 – Curso de análise sensorial de lúpulos na HVG em Hallertau, Alemanha.

Lorna H. Name é Graduada em Química pela UEPG/PR, Pós-Graduada em Gestão de Qualidade em Medicamentos e Alimentos –PUC/PR, Mestrado em Química de Produtos Naturais UEPG/PR, Mestre Malteira – Escola Superior de Cerveja e Malte.

Eti Meira é graduada em História pela UFPR, com ênfase em história da alimentação (2009). Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade – UNIVILLE, com ênfase em história e cultura da alimentação (2012). Curso Bartender – SENAC PR (2007). Sommelier de cachaças – Paladar Estadão SP – 2012. Sommelier de cervejas –Universidade Positivo PR – 2016. É fundadora e proprietária da Taste Beers – Distribuidora de Cervejas Especiais (Curitiba– PR, 2015 – 2022). Colaboradora comercial da Cervejaria Sant Pauli (Pinhais –PR, desde 2022). Sócia fundadora e proprietária da Chill Espaços e Soluções (Curitiba –PR, desde 2023). Juíza Internacional BJCP (Beer Judge Certification Program) – Sidras, Hidroméis e Cervejas – nível Certified. ABS –SÃO PAULO – Associação Brasileira de Sommeliers.

A cerveja exerce enorme fascínio sobre a humanidade. A verdadeira cerveja é repleta de vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. Importante na dieta dos humanos faz bem à saúde e ao espírito, fato conhecido há milhares de anos.

Este Seminário dará conhecimento da produção de Cerveja, desvendando seus processos de fabricação, seus importantes insumos, principalmente a química envolvida. O público será levado à revelação dos mistérios e da magia da transformação em importante e salutar bebida.

MANHÃ

09h00: Abertura
09h30: Palestra “A Química da Cerveja”, com Prof. Dr. Alfredo Muxel (UFSC);
10h15: Intervalo com degustação e interação com Mestres Cervejeiros Expositores;
10h45: Palestra “Fundamentos e Práticas para Fazer uma Boa Cerveja”, com Alessandro Oliveira (WayBeer).

TARDE

14h30: Palestra “O Malte – Características, Sabores e Processos na Fabricação da Cerveja”, com Mestre Malteira Química Lorna H. Name (Maltaria Gourmet Malz);
15h15: Intervalo com degustação e interação com Mestres Cervejeiros Expositores;
15h45: Palestra “Harmonização de Cervejas com Comidas”, com Eti Meira (Beer Sommelier);
16h30: Degustação e interação com Mestres Cervejeiros Expositores.

  • Data: 15/05/2024 (Hoje)
  • Horário: 09h00 às 17h00
  • Local: Centro de Eventos / YouTube

Venha participar desta surpreendente experiência no mundo cervejeiro.

Clique AQUI e faça sua inscrição!