Início » Assista a palestra de hoje (10/12) “Brasil rumo ao espaço” no quinto dia da 27ª Semana da Engenharia

Assista a palestra de hoje (10/12) “Brasil rumo ao espaço” no quinto dia da 27ª Semana da Engenharia

A Palestra “Brasil rumo ao espaço com Carlos Augusto Teixeira de Moura Presidente da Agência Espacial Brasileira” fechou a programação de palestras da 27ª Semana da Engenharia, no dia 10 de dezembro.

A Palestra foi realizada no Centro de eventos do IEP e transmitida via YouTube.

Acompanhe abaixo ou no nosso Canal.

Carlos Augusto Teixeira de Moura, Natural de São Paulo, SP, Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (1980) e Mestre em Ciências (1996), ambos pelo ITA. Experiência em: projetos aeroportuários e de centros de lançamento espacial; desenvolvimento, qualificação e operação de sistemas computadorizados de aplicação crítica; operações de preparação e lançamento espacial no Brasil e no exterior; atividades de elaboração e revisão de políticas públicas e de planejamento tecnológico e organizacional, incluindo cooperações internacionais; implantação e acompanhamento de sistemas de garantia da qualidade; elaboração de normas para o setor aeroespacial; certificação espacial; planejamento estratégico do setor aeroespacial; gestão de programa espacial.

Como engenheiro de aeroportos, atuou, de 1981 a 1985, nos projetos e obras sob responsabilidade da Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário da Área Terminal de São Paulo (COPASP).

Atua no segmento espacial desde 1985, com destaque para: implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS); operações de lançamento e rastreio espaciais (CLA); operações de intercomparação de sondas com o Organização Mundial de Meteorologia; desenvolvimento do Plano Diretor para o Centro Espacial de Alcântara (Infraero); projeto e implantação do Complexo Terrestre do Cyclone-4 (ACS); concepção e planejamento de sistemas espaciais no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE); assessoria em diversos Grupos Técnicos do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB/GSI).

Desde 2005, é Representante para a América do Sul da International Association for the Advancement of Space Safety.

Trabalhou na iniciativa privada de janeiro de 1972 a fevereiro de 1973; e de outubro de 2008 a fevereiro de 2016. Fez carreira na Força Aérea Brasileira, de março de 1973 a setembro de 2008, deixando a FAB como Coronel Engenheiro. Atuou novamente na área de Ciência, Tecnologia, Inovação e Offset do Estado-Maior da Aeronáutica, de abril de 2016 a fevereiro de 2018. De março de 2018 a dezembro de 2018, trabalhou como Analista da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais – CCISE, encarregada do PESE.

Desde janeiro de 2019, é presidente da Agência Espacial Brasileira.

• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!