Início » CREA, UFPR e Google: Confira como foi o terceiro dia da Semana Acadêmica de Engenharia do IEP

CREA, UFPR e Google: Confira como foi o terceiro dia da Semana Acadêmica de Engenharia do IEP

A Semana Acadêmica de Engenharia do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP seguiu o seu cronograma trazendo o CREA-PR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) ao longo de todo o dia.

Na parte da manhã (destinado ao CREA), os estudantes puderam acompanhar as palestras Os Desafios da Engenharia no Século XXI (com o prof. eng. civil Ricardo Rocha de Oliveira – Presidente do Crea-PR), O Programa CreaJr-PR e sua importância para a formação dos futuros profissionais (com o eng. Prod. Victor Meireles – Assessor de Inserção Profissional do Crea-PR) e O Perfil do Engenheiro e o Ensino de Engenharias (com o eng. civil Marcos José Tozzi).

Na parte da tarde foi a vez da UFPR entrar em cena com as palestras Planos de Mobilidade em Municípios de Médio e Pequeno Porte (com a Profa. Dra. Marcia de Andrade Pereira Bernardinis), Análise da Segurança Viária no Brasil (com o Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos), Uso Eficiente da Água em Áreas Urbanas (com o Prof. Dr. Daniel Costa dos Santos), Desempenho de Obra de Arte Especiais (com Prof. Dr. Mauro Lacerda Santos Filho) e Resistência ao fogo em Estruturas de Concreto Armado (com Prof. Dr. Roberto Dalledone Machado)

Para encerrar o dia o IEP apresentou a palestra De Curitiba ao Vale do Silício, com a engenheira Thais Fabrício de Melo. Filha do associado e Conselheiro do IEP, Celso Fabrício de Melo, Thais já atuou como líder técnica no grupo de Engenharia de Confiabilidade da Google, com foco em gerência do Google Cloud, e como engenheira em Google Analytics e no Windows Phone na Microsoft.

Há 20 anos nos Estados Unidos, Thaís contou em sua palestra a história de como ela saiu do segundo grau em Curitiba e acabou no Vale do Silício, especificamente dentro da gigante Google, relatando tudo o que fez no caminho, o que foi útil e o que foi difícil, os desafios e o que foi surpreendente:

“Eu quero ajudar estes estudantes se eles tiverem interesse em trabalhar no exterior ou para companhias estrangeiras que possuam atuação no Brasil, o que eles devem fazer para chegar lá.”
A engenheira levou para todos os participantes toda a sua experiência sobre como fazer estágio nestas companhias, como é o processo de contratação e como é a dinâmica da entrevista principalmente nas empresas de tecnologia e computação – que é um pouco diferente do que acontece em terras tupiniquins:

” A Microsoft, o Facebook e a Google são similares na atuação de seleção e recursos humanos. Vale para todas as empresas dos Estados Unidos que lidam com ciência da computação, onde eu tenho experiência, mas é válido para todas as outras partes. A Google tem a parte de mecânica que cuida dos carros automáticos e o pessoal da Microsoft também tem mecânica para outros projetos” completa.

Sobre a Semana Acadêmica de Engenharia do IEP, Thais diz que é importante principalmente a interação entre estudantes de diversas faculdades trocando as suas experiências e conhecimentos com outras turmas de todas as principais universidades do Paraná.