Início » Assista ao IEP Talks: Experiências de um Engenheiro Mecânico no Exterior

Assista ao IEP Talks: Experiências de um Engenheiro Mecânico no Exterior

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou mais uma edição do IEP TALKS com o tema: Experiências de um Engenheiro Mecânico no Exterior.

Na oportunidade, estiveram palestrando:

• Ronaldo Itiberê da Cunha é pós-graduado em manutenção e processos industriais pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em análises mecânicos em elementos finitos Sap 2000 e Ansys v.

Responsável técnico da Instech Industrial Eletromecânica Ltda. 2011 – projetos, fabricação, montagem de estruturas metálicas, máquinas e equipamentos para fabricação de fertilizantes, indústria química, armazenamento e transporte de grãos, açúcar, torres de transmissão de energia elétrica, redes de combate a incêndio, (Mosaic, Bunge, Pasa, Vale do Rio Doce, Rumo Logística, Moinhos Pacífico, Furnas, Copel, Graer, Seara, Sadia, Heringer, Sal Diana). coordenador de obras internacionais Kepler Weber S.A. 2001 – 2006. Montagens internacionais de obras portuárias, armazenamentos, limpeza e transporte de grãos (Bunge Turquia, Tag Síria, Cofco China, Mueles de Penco Chile, Cargil Porto Velho).

Diretor Industrial da Cia. Estearina Paranaense S.A. 1997 – 2001, desenvolvimento e modernização de processos químicos para fabricação de ácido oleico cosméticos, ampliação da capacidade de produção, (300 t/m > 1000t/m), linearização do processo. projeto e implantação para substituição do sistema de vácuo g mazoni baixo vácuo por pedroni alto vácuo (1 tor) reduzindo a 20% o consumo de combustível. Desenvolvimento do processo biodiesel.

Coordenador de Manutenção de Utilidades da Volvo do Brasil Veículos Ltda. 1989 – 1997. Projeto, manutenção de refrigeração, ar-condicionado, Ete e Eta.Coordenador de Contratos (Bardusch, Metropolitana, Corupá, Sucatas), responsável das políticas ambientais e pela implantação iso 9001, sistemas integrados de manutenção e controle administrativo da manutenção e engenharia de fábrica). Treinamentos no volvo da Suécia – Skovde e Gotemburgo e Bélgica Gent.

Coordenador de manutenção de utilidades da Siemens / Equitel S.A. 1987 – 1989. Projeto e manutenção em sistemas de refrigeração e ar-condicionado, ventilação, redes de abastecimento de água e combate a incêndio.

• David Becher, graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Marketing e Gestão Industrial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão da Indústria Automotiva pela Fundação Getúlio Vargas.

Profissional com extensa experiência em indústrias multinacionais, atuando em posições de liderança nas áreas de Supply Chain, Qualidade, Operações, Desenvolvimento de Novos Negócios e Projetos Estratégicos.

Expressiva atuação em projetos de expansão internacional, liderando equipes multiculturais em locações remotas e de alta complexidade negocial.

Sólida vivência em implantação de modelos de viabilidade e inserção de negócios em novos mercados, com destaque à joint venture do Grupo Volvo, Dong Feng, maior fabricante chinês de caminhões pesados.

Habilidade destacada em processos de turnaround em operações de baixa performance, liderando projetos no Brasil; Austrália, Estados Unidos e Tailândia.

Expertise em implantação e otimização dos processos de S&OP (Sales & Operations Planning) com forte atuação na redução do tempo de disponibilidade de produtos, segmentação das famílias desses, e planos de produção integrados ao plano de venda. Responsável pelo S&OP e PCP da Volvo América do Sul.

Liderança e implementação de Lean Manufacturing, dentre os pioneiros do processo no ocidente, a partir de inserção inicial nas pesquisas do MIT, alvo dessa no grupo Bosch. Responsável pelo pilar de Supply Chain da Volvo do Brasil, atingindo nível Ouro, a primeira planta do grupo no mundo.

Condução de forte reestruturação na área de Logística na Volvo do Brasil, garantindo redução nos estoques; nos custos de fretes e de desembaraço aduaneiro e no incremento da disponibilidade de peças.

Liderança dos times de Gestão de Supply Chain da Volvo no Brasil, levando a companhia a ser, por anos consecutivos, a Melhor empresa para trabalhar (Revista Exame) e ao PNQ (Prêmio nacional de Qualidade). Estive à frente de time de 250 pessoas, por meio de 5 gerentes de área e Inglês fluente; Espanhol e Alemão Intermediários.

• Regimar Michelin, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Graduado em Administração Industrial pela mesma faculdade. Trabalha há mais de 27 anos na Volvo, atualmente gerencia nos Estados Unidos uma equipe de gerentes, líderes de projetos e especialistas.

Assista ao IEP Talks abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube: