Início » Apresentamos nosso indicado ao Prêmio Carreira Destaque do CREA-PR: Sergio Scheer

Apresentamos nosso indicado ao Prêmio Carreira Destaque do CREA-PR: Sergio Scheer

PRÊMIO DESTAQUE PROFISSIONAL CREA-PR
Carreira Destaque

Sergio Scheer, Engenheiro Civil pela UFPR (1980), Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFRGS (1982), Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1993) e Estágio pós-doutoral na Universidade de Stanford (outubro 2014 a setembro de 2015).

Atualmente é consultor em Tecnologia da Informação e Comunicação e Inovação, especialmente BIM e tecnologias correlatas. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atuou como docente no Departamento de Construção Civil e no Centro de Estudos de Engenharia Civil (CESEC) de 1981 a 2017, prossegue como Professor Titular Sênior no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Na UFPR exerceu diversos cargos administrativos relevantes como o de Diretor do Centro de Computação, Diretor do Centro de Estudos de Engenharia Civil, Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, Diretor Executivo da Agência de Inovação e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Foi Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC – de 2018 a 2022. Fundador e Vice-Presidente do BIM Fórum Brasil (julho 2020 a abril 2022), agora é integrante do seu Conselho Consultivo.

É Consultor ad hoc da CAPES, CNPq, FINEP, Fundação Araucária no Paraná, FAPEMIG, FACEPE e FAPESP. É membro do ASCE Global Center of Excellence in Computing e do comitê para educação do ASCE Technical Council on Computing and Information Technology (TCCIT). É o ‘representative member’ do Brasil no Board of Directors da International Society for Computing in Civil and Building Engineering (ISCCBE). Integrou o Working Committee for Information Technology (WC 6) da International Association for Bridges and Structural Engineering (IABSE) de 2001 a 2009.

Atuou como especialista convidado da Comissão Estratégica de Implantação de BIM para o Governo Federal (CE-BIM) no Grupo Ad Hoc de Infraestrutura Tecnológica (novembro/2017-maio/2018).

Como pesquisador publicou mais de setenta artigos em periódicos especializados e cerca de trezentos trabalhos em anais de eventos. Possui dezoito capítulos de livros e sete livros editados. Orientou sessenta dissertações de mestrado e sete teses de doutorado, além de mais de trinta trabalhos de iniciação científica nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Civil e Tecnologias Educacionais. Recebeu doze prêmios e homenagens. Atualmente lidera dois grupos de pesquisa e coordena quatro projetos de pesquisa, atuando em cooperação com grupos de outras universidades brasileiras e estrangeiras.